sábado, 14 de janeiro de 2012

Réplicas de "Luxo"





Nos dias de hoje, a adesão às chamadas “réplicas de luxo” (que, na verdade, de luxo não têm nada) chegou para ficar. Com a crise, os bolsos mais apertadinhos e, ao mesmo tempo, um boom no interesse crescente à irreverência da moda, cada vez mais nos deparamos com um busca incessante às encomendas online, made in china, onde se abrem as portas para o mundo encantado das réplicas e modelos inspirados.
Por um lado, dá-nos uma solução económica que nos permite adquirir modelos semelhantes àqueles que tanto desejamos ter; por outro, a verdade é que, nós mulheres, não estamos assim tão familiarizadas com os processos de compra online, paypal, netbanco e, afins. Essa preguiça gerou o aparecimento dezenas de meninas portuguesas que fazem as chamadas encomendas, através de fornecedor estrangeiro. Com uma comissão jeitosa a.k.a. uns bons 20 a 30 euros a mais do que a peça realmente custa, estas meninas fazem o trabalho todo por nós. Uns 20 dias depois, a encomenda chega a casa. Este fenómeno permitiu não só o acesso barato à moda, mas também ajudar uma boa dose de meninas a ganhar uns troquitos. A verdade, é que eu própria aderi às encomendas, pois, como boa portuguesa que sou, ainda não consegui informar-me ao pormenor do funcionamento das compras online fora da Europa..
Anyway…
Tenho duas experiências bem sucedidas no campo das réplicas. Inicialmente, comprei umas sandálias melissa inspired look. Depois de uns valentes anos à procura de um modelo específico original, acabei por ceder a uns peep toes semelhantes, por cerca de 40€. (caro, right?). No entanto, não posso dizer que me arrependi. A qualidade é relativamente semelhante, o design não é tão frequente, pois não são fabricadas em Portugal e dão um andar bastante confortável. Contudo, tenho um pequeno aviso a fazer: em dias de muito calor, o suor naquele material pode provocar umas valentes quedas, pois torna a base onde pousa o pé extremamente escorregadia!

Recebi recentemente umas réplicas das Lita da Jeffrey Campbell. Neste caso, posso dizer que a qualidade é inferior, mas também, estamos a falar de um fabrico mais complexo. Em termos de aparência são menos vistosas que as originais, pois são 1cm ou 2 mais baixas. Por outro lado, a pele não é verdadeira – a meu ver, esta é a diferença mais irrelevante – e, por fim, o problema de todas as meninas, o tacão é imitação de madeira. Sim, não vou mentir, o tacão é bastante artificial, mas isso não as torna feias, simplesmente..diferentes. A nível de segurança, são estáveis, leves e confortáveis. Já andei um dia todo com elas, na baixa portuense, na nossa calçada portuguesa e não fiquei cansada com elas. Há, no entanto, um pormenor negativo que ressalta mais do que os outros: parece que vão descolar a qualquer momento e que vou ficar sem tacões! Mas pode ser só impressão minha, devido à sua leveza (seriously? Pesam gramas!).

Conclusão: Réplicas não são um mau investimento. Tirando uma ou duas picuísses, fazem o mesmo efeito. Mas não esperem uma fidelidade absoluta…afinal, o design paga-se.
Penso que o maior calcanhar de Aquiles das réplicas de luxo é mesmo a vulgarização da moda. Moda e design para todos, são expressões que não combinam muito bem, em vários aspectos..mas isso já é outro assunto. :)


1 comentário:

  1. Encomendei umas Lita Replica, estou ansiosa e receosa...
    Vamos lá ver como corre a experiencia!
    Gostei do Blog. passei a seguir :)

    http://invisivelbr.blogspot.com

    ResponderEliminar